terça-feira, 6 de novembro de 2007

“Meninas” cobriram semana de moda de JF

Frio na barriga. Foi a sensação que marcou a turma do 3° período de jornalismo em sua primeira cobertura de um grande evento, na semana de moda de Juiz de Fora. A classe trabalhou na quinta-feira, 03 de outubro. Como os “meninos” não compareceram, as “meninas” assumiram a tarefa de representar a sala. Todas já possuíam experiência na produção de textos jornalísticos, mas foi a primeira vez que, em grupo, cobriram um evento. Com o auxílio da responsável pela disciplina Técnicas de Reportagem e Pesquisa em Jornalismo, Letícia de Sá, a noite prometia.
Os alunos receberam a notícia do trabalho prático com uma semana de antecedência e, desde então, só pensavam na grande oportunidade que tal trabalho lhes proporcionaria. Muitos alegaram que se prepararam para cumprir bem a tarefa. Porém, além de preparo, a tarefa exigia improviso, pois as diversificadas pautas foram entregues na chegada dos estudantes ao La Rocca, local do evento.
No início, as alunas estavam cobertas de ansiedade e entusiasmo. Priscila Rodrigues, 22 anos, estava confiante com sua pauta sobre a atuação da equipe de Fisioterapia da Estácio no Fashion Days. As primeiras estudantes que chegaram ao local, Talita Faria, 19, e Felícia Alves, 19, receberam as pautas e foram logo apurando. Felícia declarou sua ansiedade, mas ressaltou que estava empolgada com a prática.
Como desinibição faz parte da futura profissão das garotas, elas tiveram que esquecer a timidez para abordar desconhecidos e entrevistar com segurança. Os próprios entrevistados contribuíram muito para que os alunos se saíssem bem na experiência. Segundo Eliane Moreira, 20, os novos estilistas (tema de sua pauta) foram muito simpáticos e atenciosos, “todos com muito boa vontade”.

Satisfação


Antes mesmo que pudessem perceber, as apurações necessárias foram feitas e toda a turma pode comemorar a primeira parte do trabalho realizado. Pensavam que, a partir de então, só restava sentar em frente ao computador e escrever a matéria. Com o sentimento de dever cumprido, as “garotas” foram assistir aos desfiles da noite, porém, ainda lá, descobriram pessoas e casos que enriqueceriam seu trabalho. Como ocorreu com Marta Kochann, 36, que aproveitou o momento para entrevistar espectadores e saber suas opiniões sobre os desfiles, complementando sua apuração.
No momento da despedida, elas aproveitaram para relatar suas primeiras experiências. O fato que causou mais entusiasmo foi citado por Sulaine Reis, 21. Sua pauta sobre celebridades lhe rendeu uma entrevista com o campeão de skate, Sandro Dias. Segundo ela, no momento, houve “muita tremedeira”, mas ele foi muito simpático. “Considero minha experiência válida”, comentou a aluna.
E como notícia não tem hora para acontecer, na saída, um grupo de meninas barradas na entrada, pelos seguranças, fez surgir uma pauta de última hora. A aluna Meire Hellen de Oliveira, que cobria as curiosidades, aproveitou para entrar em ação novamente. “Vida de jornalista é assim!”, brincou.
Herlaine Romão

3 comentários:

Silvânia Sottani disse...

PARABÉNS! Que delícia ver todas vocês (senti falta das fotos deles) aqui nesse espaço! Parabéns pela iniciativa da professora Letícia e pela qualidade dos textos aqui publicados... Também, não poderia ser diferente vindo de uma turma tão tudo de bom como vocês.
Beijos da tia orgulhosa (posso?),
e ainda mais sucesso!

Silvânia Sottani

Anônimo disse...

Com toda essa dedicação e vontade tu vais longe, Herlaine. Gosto e admiro essa tua "energia". Nossa "Miriam Leitão". Seus textos tem algo de engraçado e informativo ao memso tempo, esse teu estilo é meio parecido com teu jeito.
Parabéns! LInda!

Marta Kochann disse...

Amigaaa, Te amooooooo