sábado, 27 de junho de 2009

Diferentes mais comparados

Por Hellen Oliveira

Minha mãe me ensinou a fazer comida. Hoje, sei fazer arroz, empadão, cozido, feijão, inhoque e não é nada de congelado, sei cozinhar mesmo.
Mas na hora do almoço troquei um tempero salgado, branquinho por um refinado da mesma cor, só que doce. Conseqüência?! Imagina só desperdicei todos os outros ingredientes usados para o almoço e vou ter um gasto a mais no meu orçamento ao almoçar fora ou pedir uma marmitex.
Um pouco antes, pela manhã assisti em um telejornal, mais uma bomba em Brasília que um deputado estava recebendo uns bônus a mais em seu salário em troca de favores. Assustada?! Imagina esses escândalos, acontecem a todo tempo. Só que eu não esperava umas duas horas depois, um comunicado do telejornal se desculpando por ter envolvido o nome do político errado. O jornalista que apurou a matéria não se preocupou com um detalhe, o nome correto do envolvido. Conseqüência?! Mínima, ele e a empresa de comunicação só vão responder alguns processos como injúria, calúnia...
Sabe o que há de distinto nos dois casos?
Eu conseguirei refazer o almoço. Mas o jornalista, não vai conseguir recuperar a mesma imagem de credibilidade e confiança da sua profissão e nem do telejornal. Já que nesse caso uma palavra mal dita valeu mais que uma imagem.

Nenhum comentário: